Nosso Blog

Tipos de Heurísticas - Armadilhas que caímos frequentemente

09 de maio de 2022
Por Flávia Robortella

No texto anterior vimos que heurísticas são necessárias para tomarmos decisões com mais agilidade, e o que nos auxiliou para evolução. Porém, cada vez mais estas decisões estão ancoradas em nossa visão de mundo e experiências vividas e cada vez mais é preciso repensar alguns aspectos a fim de abrir mais possibilidades para novas experiências e, consequentemente, a evolução. Redigindo este texto, vejo que as heurísticas de representatividade e ancoragem são as mais comuns, principalmente na relação como consumidora. Veja se alguma faz sentido no seu dia a dia:

Tipos de heurísticas:

 Heurística da representatividade – É aquilo que é mais representativo em nossa memória, que lembramos melhor. Um exemplo é ao se deparar com um produto líder de mercado (petit suisse da imagem por exemplo) que tenha embalagem tradicional nos induz a não reconhecer (ou não querer) outro produto similar caso sua embalagem seja muito diferente.

Heurística take-the-best – É o modo de tomar decisões baseando-se em apenas uma evidência mais forte, como por exemplo, escolher um fundo de investimento para alocação observando apenas a rentabilidade dos últimos 6 ou 12 meses, sem avaliar riscos envolvidos, como se comportou em momentos de stress test, estratégia do gestor para os próximos meses, entre outros fatores.

 Heurística de julgamento – São decisões baseadas em similaridade e enquadramento em um padrão pré-determinado em seu cérebro.

Um triste exemplo é a constatação da reportagem da revista Exame de 07/05/2019, do qual transcrevo pequeno trecho abaixo:

“Os dados revelam que os magistrados condenaram proporcionalmente mais negros do que brancos na cidade de São Paulo. Setenta e um por cento dos negros julgados foram condenados por todas as acusações feitas pelo Ministério Público no processo – um total de 2.043 réus. Entre os brancos, a frequência é menor: 67%, ou 1.097 condenados. Enquanto a frequência de absolvição é similar – 11% para negros, 10,8% para brancos –, a diferença é de quase 50% a favor dos brancos nas desclassificações para “posse de drogas para consumo pessoal”: 7,7% entre os brancos e 5,3% entre os negros.”

Reportagem completa revista Exame 07/05/2019

Heurística de disponibilidade – Processo de julgar a frequência de dados segundo a facilidade com que similaridades vêm à mente. É comum em pessoas que desejam comprar um modelo de automóvel e acreditam que estão vendo um maior número de carros semelhantes circulando apenas pelo fato de que estão mais atentos àquele modelo ou ainda começar a perceber diversas notícias de uma empresa ou instituição por estar alocado nela.

Heurística de ancoragem – A heurística da ancoragem ou de ajustamento baseia-se na dificuldade de se modificar um julgamento ou avaliação inicial de forma que este se ajuste a novas informações.

Um exemplo é a escolher apenas uma instituição financeira tradicional para alocar os recursos do portfólio, apenas por não avaliar com mais critério as vantagens de diversificar e realizar alocações em outras instituições.

Dessa forma, ao tomar uma decisão como consumidor ou na relação com outras pessoas, cabe sempre uma reflexão do porquê você chegou àquela conclusão.

 Na próxima publicação explanarei sobre a plasticidade do cérebro, se é possível alterarmos a capacidade do sistema nervoso em qualquer idade e de que forma este processo pode ser possível utilizando ferramentas da área financeira.

Ótima semana!


Educação Financeira

Postar Comentários
Seu e-mail não será publicado em nossa página.