Nosso Blog
O que é investimento ESG?
A cada dia, a preocupação socioambiental se torna mais importante tanto na vida de cada pessoa, quanto para as empresas que desejam fazer o bem e, ao mesmo tempo, manter uma imagem de instituição engajada em causas importantes.
Há anos estamos acompanhando as consequências do descaso com questões ambientais e como elas refletem diretamente no modo como avançamos para a séria crise climática no mundo. O momento não poderia ser mais propício para as empresas se posicionarem para priorizar mudanças estruturais e caminhar lado a lado com as necessidades da sociedade e do mercado.
Os investimentos ESG começaram a se destacar na década de 1970, no exterior, mas ganharam mais força nos últimos tempos, com o fortalecimento do tema da sustentabilidade nos últimos anos.
Investir em fundos ESG (Environmental, Social and Governance) é investir nestas empresas que, além de comprometidas com boas práticas para o meio ambiente, realizam boas ações para a sociedade e garantem parâmetros elevados de governança.
Basicamente, os investidores ou gestores de fundos, em busca de ativos ESG, procuram empresas que sejam bem classificadas nos fatores de responsabilidade ambiental, cuidado social e governança corporativa. ou seja, uma companhia deve também cuidar do seu entorno, garantindo boas condições para que a natureza e a comunidade na qual ela está inserida possam prosperar também.
No Brasil, o interesse pelos fundos ESG ainda está no início, mas aumenta gradativamente conforme os investidores se interessam em aplicar suas finanças em empresas que prezam pela sustentabilidade, boas condições de trabalho para os colaboradores e se preocupam com as futuras gerações, sem perder o foco na rentabilidade de suas carteiras.
Cada vez mais empresas precisam se adequar aos elementos: ambiental, social e governança. Não só para cumprir a lei, mas também para fortalecer sua imagem na sociedade e atrair consumidores. Afinal, as pessoas também estão se tornando mais seletivas sobre o consumo.
Para saber se uma empresa realmente se enquadra como ESG, é importante atentar aos indicadores Ambiental, Social e Governança, sendo:
Indicadores ambientais: soluções que a empresa apresenta para reduzir o uso de carbono, poluição e geração de resíduos.
Indicadores sociais: iniciativas da empresa para promover o bem-estar da comunidade e dos colaboradores, além de incentivar a saúde e a segurança de todos.
Indicadores de governança: políticas adotadas em prol da transparência, políticas anticorrupção, remuneração justa, entre outras.
Os critérios ESG não se limitam apenas a valores pessoais, mas também têm relação com o sucesso e a perspectiva de futuro de um negócio.
O lucro também faz parte da estratégia desses fundos e continua sendo o objetivo. A diferença é que existe o entendimento de que os recursos naturais são finitos e, para garantir uma prosperidade duradoura, é preciso ter também uma boa gestão deles.
Investir em ativos ESG, além de apoiar o meio ambiente e a sociedade, garante bons rendimentos financeiros.
Mas é sempre importante avaliar se as escolhas estão alinhadas como o perfil de investidor e os objetivos de cada um.
Se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e siga-nos também nas redes sociais.