Nosso Blog

Independência Financeira

25 de maio de 2022
Por Flávia Robortella

A independência financeira nada mais é do que conseguir manter um padrão de vida desejado, sem precisar depender do salário de um emprego fixo. É ter um equilíbrio financeiro e trabalhar por prazer ou opção, e não pela necessidade de pagar as contas no final do mês. O dinheiro não deve ser o problema, e sim a solução!

Mas para alcançar a independência financeira é preciso ter a ideia de que o dinheiro tem que trabalhar para você e não o contrário.

Esta é uma tarefa difícil, que poucas pessoas conseguem realizar. E para ajudar você trouxemos 5 dos principais hábitos que investidores experientes e de sucesso colocam em prática no dia a dia.

Hábitos de investidores experientes:

1- Autoconhecimento: conhecer-se a si mesmo, seu perfil de investidor, entender se está disposto a enfrentar certos riscos e apostar no melhor investimento para você.

2- Rentabilidade x segurança: manter seu dinheiro em uma única modalidade pode trazer segurança, mas dificulta a rentabilidade. É sempre importante diversificar para assegurar ganhos futuros.

3- Conhecimento: um dos principais hábitos de grandes investidores é ler e buscar aprender sempre, pois ajuda a abrir a cabeça para tomada de decisões cada vez mais difíceis, porém rentáveis.

4- Evitar Especulações: todo investidor de sucesso foge de especulações financeiras, pois não está interessado apenas em lucro rápido, mas também em investir a longo prazo, preservar capital e de forma diversificada.

Além disso, é necessário colocar em prática algumas dicas básicas que ajudarão a ter um maior controle das finanças e saber onde o calo aperta! A organização das contas e gastos é o primeiro passo rumo à tão sonhada e falada independência financeira.

Dicas de como alcançar independência financeira

  1. Organização e planejamento financeiro: aqui você vai listar todas as despesas como aluguel, escola, plano de saúde, prestação do carro, água, luz , telefone e todas as contas de consumo mensal. Além disso, você também deve incluir os gastos extras como: refeições fora de casa, lazer e compras do dia a dia. Coloque tudo em uma planilha de excel para ajudar na visualização. Depois é só controlar onde a vazão de dinheiro é maior e tentar diminuir os gastos e aumentar os ganhos.
  2. Crie metas: de curto, médio e longo prazo. Elas podem variar de pessoa para pessoa. Algumas metas envolvem pagamento de dívidas, compra de imóveis, viagens, casamentos e etc. As metas de curto prazo são as que você atingirá em até um ano. As de médio seriam de 2 a 5 anos. As de longo prazo seriam as que você precisará de um planejamento financeiro maior para alcançar (compra de um imóvel, por exemplo)
  3. Crie uma reserva de emergência: essa é uma das mais importantes para alcançar a independência financeira. Sabemos que imprevistos acontecem e temos que estar preparados para quando eles chegarem. O valor deve ser sempre reajustado e acompanhar o seu aumento salarial. A maioria das pessoas se perde nesta etapa pois, ganhando mais, se sentem mais confortáveis em gastar mais. Na verdade, o valor a mais no salário deverá compor a reserva de emergência ou para algum investimento com outro objetivo.
  4. Invista seu dinheiro: Não espere sobrar no final do mês para começar a investir. O certo seria separar uma fatia do salário para investir assim que ele creditasse em conta, e usar o restante para as despesas pessoais e gastos mensais. Mas para isso é necessário ter muita disciplina nesta etapa do processo e não se deixar levar pelo consumo desenfreado.
  5. Diversifique seus investimentos: Mesmo que você comece com pouco, é importante lembrar que não se deve colocar todos os ovos em uma mesma cesta. É preciso diversificar para alcançar resultados melhores. A diversificação também aumentará seu conhecimento do mercado financeiro e ajudará na familiarização com os diversos produtos do mercado.

Mas saiba que, mesmo com todas as dicas, somente você poderá dar o primeiro passo. Comece no seu ritmo e conte sempre conosco para te ajudar neste projeto!


Educação Financeira

Postar Comentários
Seu e-mail não será publicado em nossa página.