Nosso Blog
Como lidar com a volatidade do mercado financeiro
Existe uma regra básica que vale para quase tudo na vida: se você deseja conquistar algo é preciso se arriscar. E, quanto maior o risco, maiores as chances de superar ganhos. Isso não significa que você deva se lançar em um voo às cegas ou bancar uma de kamikaze financeiro. Com informação e orientação adequada é possível encarar riscos de maneira racional, protegendo seu dinheiro dos movimentos bruscos do mercado. Lidar com a volatilidade está muito ligado ao seu perfil de investidor, a sua tolerância a riscos e também ao seu controle emocional sobre o assunto.
Algumas dicas para lidar com a volatilidade do mercado:
. Não haja por impulso ou com base em informações superficiais. Esse tipo de comportamento é muito comum quando resolvemos comprar um ativo porque ele caiu demais, acreditando que ele vá se valorizar em breve. Pode ser que as perspectivas futuras dele sejam ainda piores e a valorização não venha, levando você a perder dinheiro. Isto vale também para os “rally de bear market”, que são movimentos bruscos de alta que criam a falsa impressão de que o mercado está saindo do fundo do poço quando, na verdade, permanecerá por muito tempo na baixa.
. Muito cuidado com a alavancagem: essa estratégia, que utiliza investimentos de terceiros para potencializar ganhos em um investimento, costuma ser tentadora, já que proporciona um aumento rápido de capital. Se o retorno não vier na proporção necessária, além de perder o seu dinheiro, você terá perdido o de quem alavancou seu investimento. Faça um estudo cuidadoso do cenário antes de seguir por esse caminho.
. Tenha paciência e pense a longo prazo: investimento não é cassino. Não adianta você contar com a sorte e querer acertar a bola premiada. Procure manter caixa para cobrir emergências e para aproveitar alguma boa oportunidade de investir. Pesquise por produtos que ofereçam proteção contra perdas e busque investimentos não com base em modismos ou aparências, mas sim a partir de seu perfil e das suas metas.
A melhor estratégia é manter a alocação ideal para o seu perfil de investidor, que trará retorno melhor no longo prazo e diminuição da volatilidade da carteira.
Importante ressaltar que é preciso também prestar atenção na correlação dos ativos na construção de estratégias de investimento para ajudar a diminuir o risco da carteira. Quando falamos sobre investimentos, por mais seguro que ele pareça, sempre existirá algum risco envolvido.
A volatilidade é um fator importante para considerar na hora de comprar ou vender ativos e conseguir lucrar com as operações.
Você não precisa ter medo, mas sim aprender como lidar com a volatilidade para obter os melhores resultados. Estudando a volatilidade, é possível entender a variação dos preços dos ativos e saber quando entrar ou sair para lucrar com as operações. Tão importante quanto buscar por melhores rentabilidades dos ativos é saber como você vai reagir a volatilidade deles.
Na S6 investimentos temos uma equipe que está pronta para oferecer a melhor orientação para você fazer seus investimentos com segurança.
Se gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais!